Língua Portuguesa

Mensura a capacidade interpretativa e de compreensão de diferentes tipos de texto, especialmente os utilizados no meio acadêmico e na imprensa, sem exigir conhecimentos técnicos específicos dos participantes. Os examinandos são convidados a refletir sobre o conteúdo do texto, as formas de expressão do autor, as possibilidades de reformulação do texto, a atitude do autor em relação ao assunto, a existência de coerência no texto e a adequabilidade de algumas opções linguísticas diante do assunto e do tipo de texto. Nesta seção, são considerados o nível de domínio da língua na identificação de ideias, temas ou objetivo principal de um texto; a compreensão de informações; a avaliação da organização, desenvolvimento e/ou relevância de ideias no texto; a comparação ou contraste entre ideias veiculadas por dois ou mais textos; e a identificação de recursos de argumentação típicos de textos acadêmicos e jornalísticos.


Lista de Objetos de Conhecimento

1) Interpretação de textos, limitados àqueles dos domínios jornalístico, técnico e acadêmico.
2) Recursos linguísticos da língua portuguesa e suas funções textuais/discursivas, incluindo aqueles atinentes a referências bibliográficas e citações.
3) Avaliação dos usos da linguagem, inclusive no que tange à reescritura de textos, à (in)adequação à norma padrão e à avaliação da atitude do enunciador.


Bibliografia Sugerida

Observação: Esta bibliografia é apenas sugestiva para a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e consulta durante sua PREPARAÇÃO para o TESTE ANPAD. Não garantimos que sua preparação apenas com esta bibliografia o capacite para responder todas as questões do Teste ANPAD.

CEREJA, William Roberto & MAGALHAES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. 4 ed. São Paulo: Atual Editora, 2009.

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 8 ed. São Paulo: Ática, 2004. (Coleção Princípios, 17)

FARACO, Carlos Alberto & TEZZA, Cristóvão. Prática de texto. 9 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 2010.

HENRIQUES, Claudio Cezar. Estilística e discurso: estudos produtivos sobre texto e expressividade. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

HENRIQUES, Claudio Cezar. A Nova Ortografia: o que muda com o Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.

HOUAISS, Antônio & VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 e 2009.

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KURY, Adriano da Gama. Para falar e escrever melhor o português. 2 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2012.

PAULINO, Graça; WALTY, Ivete & CURY, Maria Zilda. Intertextualidades: teoria e prática. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995. (Coleção Letras, 5)

PLATÃO, Francisco & FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. 17 ed. São Paulo: Ática, 2007.


Na seção “Exemplos de questões” estão disponíveis alguns modelos de questões.