Esta seção mensura a capacidade de interpretação e compreensão de diferentes tipos de texto, especialmente os utilizados no meio acadêmico e na imprensa, sem exigir conhecimentos técnicos específicos dos participantes. Os examinandos são convidados a refletir sobre o conteúdo do texto, as formas de expressão do autor, as possibilidades de reformulação do texto, a atitude do autor em relação ao assunto, a existência de coerência no texto e a adequabilidade de algumas opções linguísticas diante do assunto e do tipo de texto. Nesta seção, são considerados o nível de domínio da língua na identificação de ideias, temas ou objetivo principal de um texto; a compreensão de informações; a avaliação da organização, desenvolvimento e/ou relevância de ideias no texto; a comparação ou contraste entre ideias veiculadas por dois ou mais textos; e a identificação de recursos de argumentação típicos de textos acadêmicos e jornalísticos.
Abaixo, segue a lista dos objetos de conhecimento da seção Língua Portuguesa, que representam as principais competências e temas avaliados, proporcionando clareza quanto ao conhecimento e habilidades esperados.
1) Interpretação de textos: focado em textos jornalísticos, técnicos e acadêmicos, com ênfase na capacidade de entender e interpretar informações essenciais.
2) Recursos linguísticos e suas funções textuais: análise do uso da linguagem e das estruturas gramaticais, com atenção a referências bibliográficas e citações.
3) Avaliação da linguagem: habilidade para reescrever textos, identificar adequações e inadequações ao uso padrão, e avaliar a atitude do enunciador.
Observação: Esta bibliografia é apenas sugestiva para a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e consulta durante sua PREPARAÇÃO para o TESTE ANPAD. Não garantimos que sua preparação apenas com esta bibliografia o capacite para responder todas as questões do Teste ANPAD.
CEREJA, William Roberto & MAGALHAES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. 4 ed. São Paulo: Atual Editora, 2009.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 8 ed. São Paulo: Ática, 2004. (Coleção Princípios, 17)
FARACO, Carlos Alberto & TEZZA, Cristóvão. Prática de texto. 9 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 2010.
HENRIQUES, Claudio Cezar. Estilística e discurso: estudos produtivos sobre texto e expressividade. Rio de Janeiro: Campus, 2011.
HENRIQUES, Claudio Cezar. A Nova Ortografia: o que muda com o Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.
HOUAISS, Antônio & VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 e 2009.
KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
KURY, Adriano da Gama. Para falar e escrever melhor o português. 2 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2012.
PAULINO, Graça; WALTY, Ivete & CURY, Maria Zilda. Intertextualidades: teoria e prática. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995. (Coleção Letras, 5)
PLATÃO, Francisco & FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. 17 ed. São Paulo: Ática, 2007.
Na seção “Exemplos de questões” estão disponíveis alguns modelos de questões.
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