Dúvidas frequentes

O que é o Teste ANPAD?

Com o resultado válido do Teste ANPAD em mãos, você poderá participar de qualquer processo seletivo das instituições que utilizam o Teste ANPAD como um dos critérios de seleção. A relação completo de Cursos Usuários do Teste ANPAD está disponível na seção "Instituições Usuárias". Cabe ressaltar que a inscrição no Teste ANPAD independe do processo de inscrição e seleção em qualquer curso de interesse. Informações específicas sobre o processo de inscrição e seleção do curso de interesse devem ser obtidas junto à secretaria ou departamento responsável.
O Teste ANPAD não exige qualquer comprovante de conclusão do curso de graduação. Assim, qualquer aluno graduando pode fazê-lo, independente do curso de graduação que esteja fazendo. Entretanto, antes de fazer o Teste, o interessado deve buscar informações sobre os critérios de seleção adotados pela instituição usuária do seu interesse. A relação completa está disponível na seção "Instituições Usuárias".
O resultado obtido em uma edição do Teste ANPAD tem a validade de 2 (dois) anos. Entretanto, cada curso usuário tem autonomia para determinar o período que poderá ser aceito para o seu processo seletivo.
Tendo participado de uma ou mais edições do Teste ANPAD e obtido o resultado, cabe ao inscrito realizar sua inscrição diretamente no processo seletivo do curso usuário de interesse e apresentar o resultado válido (dentro do período de 2 anos) do Teste ANPAD de acordo com os critérios de seleção da instituição. Cabe ressaltar que o Teste ANPAD não garante vagas nem seleciona candidatos, apenas oferece a pontuação alcançada pelo participante e a seleção é de competência exclusiva das instituições usuárias do Teste ANPAD. O interessado pode se submeter ao Teste ANPAD quantas vezes desejar e, para efeito de apuração, sempre prevalecerá o melhor resultado válido que atenda os critérios da instituição.
Informamos que a partir de junho de 2023, a Orientação Profissional do Teste ANPAD foi descontinuada conforme decisão da Diretoria Executiva. No entanto, o Teste ANPAD continua em seu formato tradicional, que era conhecido como Orientação Acadêmica.

Assim sendo, o Teste ANPAD será constituído por um único teste abrangente. Ressaltamos que as instituições usuárias estão cientes das mudanças.

Como funciona o Teste ANPAD?

Primeiramente deve-se verificar se o curso de seu interesse é usuário do Teste ANPAD, observando a relação completa de Cursos Usuários disponível no site do Teste ANPAD na seção "Instituições Usuárias" ou diretamente com a secretária do curso. O interessado pode submeter-se ao Teste ANPAD quantas vezes desejar. O resultado obtido terá validade de, no máximo, dois anos. Cabe ressaltar que informações especificas sobre o processo seletivo, como a pontuação necessária para classificação, devem ser buscadas diretamente na secretaria do curso.
O interessado pode realizar o Teste ANPAD quantas vezes desejar e o resultado obtido no Teste ANPAD tem validade de, no máximo, dois anos (período correspondente às seis últimas edições). Porém, cada instituição usuária pode definir as edições que deseja utilizar dentro desse prazo de validade. Caso a pessoa tenha se submetido ao Teste mais de uma vez, para efeito de apuração, sempre prevalecerá o melhor resultado válido que atenda os critérios da instituição usuária.
Informamos que não estamos disponibilizando ou comercializando provas anteriores. Sugerimos bibliografias-base para o estudo do conteúdo abordado no Teste e exemplos de questões. Para maiores informações, consulte a seção Estrutura do Teste.

Inscrição no Teste ANPAD

Para o controle de cadastro e correta identificação do inscrito no dia do Teste. No Brasil, o número de CPF é o documento que não repete numeração e permite uma identificação individual dos inscritos. Além disso, é necessário para a realização do pagamento e emissão de nota fiscal.
O preenchimento de seus dados acadêmicos no cadastro é facultativo. Essas informações são de caráter complementar e fica a critério do usuário preenchê-las.
Os programas de pós-graduação em administração e ciências contábeis têm autonomia para definir os critérios e etapas de seus respectivos processos seletivo, portanto, não são todas as instituições que optam por utilizar o resultado do Teste ANPAD no processo de seleção. A relação completa dos cursos usuários do Teste ANPAD está disponível em nosso site, na seção "Instituições Usuárias".
A indicação de interesse a um ou mais cursos usuários do Teste ANPAD é facultativa. É disponibilizado aos cursos um sistema on-line que permite a consulta dos resultados dos inscritos que possuem edições válidas, nesse sistema é possível a identificação dos inscritos que os indicaram. A indicação de interesse não impede a inscrição em outros cursos que utilizam o Teste ANPAD. Outras indicações poderão ser feitas a qualquer momento no site. Faça login no site, clique sobre o ícone com seu nome, que estará destacado na cor verde, e clique na seção "Minhas Inscrições". Em sua inscrição, clique no botão "Editar". Cabe ressaltar que a inscrição no Teste ANPAD independe do processo de inscrição e seleção em qualquer curso de interesse. Informações específicas sobre o processo de inscrição e seleção do curso de interesse devem ser obtidas junto à secretaria ou departamento responsável.
A confirmação de inscrição se dá somente após a compensação pelo banco do pagamento referente a taxa de inscrição, que pode demorar até 3 (três) dias úteis. O inscrito deve acompanhar a situação de sua inscrição através do site do Teste ANPAD. Faça seu login em "iTeste", clique sobre o ícone com seu nome, que estará destacado na cor verde e clique na seção "Minhas Inscrições".
Este processamento é feito automaticamente em nosso sistema após recebermos do banco a confirmação de pagamento do boleto bancário em até 3 (três) dias úteis. Findado o prazo, basta fazer o login digitando seu CPF e sua senha cadastrada em "iTeste", clicar sobre o ícone com seu nome, que estará destacado na cor verde e clicar na seção "Minhas inscrições".
Pedimos para que entre em contato com a Coordenação do Teste ANPAD pelo e-mail: testeanpad@anpad.org.br; ou pelo telefone (44) 3354-8545, e nos informe a situação.
Para ter acesso ao comprovante de inscrição, que estará disponível somente após a confirmação de pagamento da taxa de inscrição, o inscrito deverá fazer o login no site do Teste ANPAD, em "iTeste" e clicar sobre seu nome, que estará destacado na cor verde, e clicar sobre a seção "Minhas Inscrições". Nesse local estará disponível as informações pertinente a sua inscrição para a edição vigente do Teste ANPAD e será possível visualizar o botão "Comprovante".
Não. O processo de inscrição das instituições usuárias do Teste é independente do processo de inscrição do Teste ANPAD. Portanto, informações específicas sobre o processo de seleção de cada instituição usuária do Teste ANPAD devem ser buscadas junto às secretarias ou departamentos responsáveis de cada um dos cursos de interesse do inscrito. O Teste ANPAD não garante vagas nem seleciona candidatos, apenas oferece a pontuação alcançada pelo participante e a seleção é de competência exclusiva das instituições usuárias do Teste ANPAD.
Não, pois os cadastros são diferentes. O cadastro do site da ANPAD (iANPAD) é usado para sua associação à ANPAD, inscrição em eventos e submissão de artigos. O cadastro do Teste ANPAD (iTeste) é usado para inscrição no Teste e acesso a seus documentos relacionados ao Teste.

Aplicação das Provas

Ressaltamos que durante a realização do exame, não será permitido qualquer espécie de consulta ou empréstimo de material.
A plataforma dispõe de calculadora para uso do participante durante o teste. É proibida a utilização de outras calculadoras e outros dispositivos semelhantes; tampouco será permitida qualquer espécie de consulta de material, tais como livros e dicionários.
Os alertas do antivírus acontecem porque o browser seguro tem vários acessos para garantir a segurança e idoneidade da aplicação do Teste, como tirar prints da tela para documentar sua atividade na plataforma e gravar vídeo e áudio do participante.

O browser seguro não traz risco ao computador. O suporte da plataforma está disponível para tirar quaisquer dúvidas com relação à integridade do browser seguro. O Manual do Browser tem as instruções de instalação e desinstalação.
Todos os presentes em uma edição da prova tem a proficiência mensurada para todas as provas e o total sempre será a média das 4 áreas de conhecimento, devido à importância da equidade no cálculo dos resultados de todos os participantes. Caso o participante não tenha respondido a uma determinada área de conhecimento, a nota atribuída a ele é a nota equivalente à de um participante que tenha errado todas as questões. No entanto, dentro da Teoria de Resposta ao Item (TRI), quem erra todas as questões não tira zero; a nota para quem erra todas as questões dependerá da dificuldade dos itens apresentados na avaliação. Como não há questões que pressupõem proficiência muito baixa para serem acertadas, a avaliação não consegue inferir a partir dos padrões de resposta nessas questões se um participante tem proficiência muito baixa (próxima de 0). É como se fosse dado um certo “benefício da dúvida”: como não temos questões muito fáceis, não podemos afirmar, mesmo que um aluno erre todas as questões, que ele tem nota 0.

Resultado do Teste ANPAD

O certificado com a pontuação obtida é disponibilizado em até 25 (vinte e cinco) dias úteis após a realização do Teste.
Poderá ser acessado a partir da área restrita do inscrito na seção “Meus Resultados”.
Em hipótese alguma serão divulgados dados estatísticos àqueles que realizarem o Teste ANPAD, tais como número de participantes, média e desvio-padrão, maior ou menor pontuação, independentemente da edição.
Fiz o Teste há menos de 2 anos Para acessar seu certificado, faça login no iTeste e acesse a opção Meus resultados na guia com seu nome. Seu certificado fica disponível por 2 anos para ser baixado e armazenado.

Fiz o Teste há mais de 2 anos (solicitação de 2ª via). Envie e-mail para testeanpad@anpad.org.br informando seu nome completo, CPF e a edição que foi realizada. A emissão de 2ª via de certificado tem uma taxa de R$ 35,00, valor que pode ser pago por depósito, transferência bancária ou PIX.

Alteração de dados

Provavelmente os seus dados não foram salvos, por algum problema de comunicação. Você deve repetir a operação e em seguida, no final da página, clicar em alterar. Se o problema persistir, entre em contato com a Coordenação do Teste ANPAD pelo e-mail testeanpad@anpad.org.br.
Entre em contato com o Teste ANPAD pelo e-mail testeanpad@anpad.org.br, informando seu nome completo, CPF, data de nascimento e endereço de e-mail atualizado para que possamos atualizar seu cadastro.