O que é o Teste ANPAD?

O Teste ANPAD foi criado em 1987 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) com o intuito de homogeneizar o ingresso de estudantes nos cursos de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis.

O Teste ANPAD tem sido utilizado por diversas instituições como parte dos processos de seleção de cursos de Pós-Graduação “stricto sensu” de Administração, Ciências Contábeis e áreas afins.

Pode se submeter ao exame todos os interessados em (i) participar de processos de seleção que exijam pontuação no Teste ANPAD e/ou (ii) obter uma certificação de suas habilidades nas matérias que compõem o Teste ANPAD.

Instituições usuárias

Dentre as instituições usuárias, destaca-se o atual número de 211 cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins que utilizam o Teste ANPAD como parte de seus respectivos processos seletivos. Os cursos estão localizados em 21 estados - Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins - e no Distrito Federal. As listas completas das instituições usuárias do Teste ANPAD encontra-se na seção Instituições Usuárias.

Inscrição

A inscrição para o Teste ANPAD é realizada somente por meio deste site. A taxa de inscrição deve ser paga por meio de boleto bancário, impresso após preenchimento on-line do formulário de inscrição.

Cabe ressaltar que a inscrição no Teste ANPAD independe do processo de inscrição e seleção adotado pelas instituições usuárias. Portanto, além da inscrição para o Teste ANPAD, os interessados precisam efetuar a inscrição ao processo seletivo do(s) curso(s) de seu interesse.

Edições e Período de validade

O Teste ANPAD ocorre quatro vezes ao ano, nos meses de março, julho, setembro e novembro, e tem validade máxima de dois anos. Cada instituição usuária tem autonomia para definir, dentro desse prazo, a(s) edição(ões) que deseja utilizar.

O exame é sempre aplicado na mesma data e horário – aos domingos, das 9h às 13h, horário oficial de Brasília/DF – em várias cidades do território nacional. No momento da abertura da inscrição de uma determinada edição os locais são apresentados na seção Locais de Realização.

O estudante interessado pode submeter-se ao Teste ANPAD quantas vezes forem necessárias (desde que efetue o pagamento da taxa de inscrição correspondente a cada edição) para obter um resultado que julgue satisfatório ou para atingir a classificação no Programa/Curso de seu interesse, prevalecendo o melhor resultado dentro do período de validade.

O Teste ANPAD não garante vagas nem seleciona candidatos; apenas oferece a pontuação alcançada pelo participante. A seleção é de competência exclusiva das instituições que utilizam o Teste ANPAD como etapa de seleção.

Certificado

O resultado de uma edição é disponibilizado para os participantes e para os Programas/Cursos em até 25 dias úteis após a realização do exame.

Cada um dos participantes de uma edição poderá visualizar o seu resultado e imprimir o certificado a partir de uma consulta em sua área restrita neste site.

Dentro do período de validade o resultado e o certificado de uma determinada edição poderão ser consultados/impressos quantas vezes o participante desejar.