O que é o Teste ANPAD

O Teste ANPAD é um exame de proficiência criado em 1987 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) com o objetivo de homogeneizar o processo de seleção de estudantes para programas de pós-graduação em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins em todo o Brasil. A proposta era oferecer um método de seleção uniforme, de alcance nacional e de alto padrão, eliminando a necessidade de os interessados enfrentarem várias provas em diferentes processos seletivos.

O exame mensura o desempenho dos participantes na resolução de problemas linguísticos e interpretativos nas línguas portuguesa e inglesa, bem como problemas lógicos/matemáticos e analíticos/argumentativos, independentemente de sua formação em nível de graduação. Saiba mais como o Teste ANPAD é estruturado.

Para os interessados em participar de processos seletivos para Mestrado e Doutorado em Administração, Ciências Contábeis e áreas afins, o Teste ANPAD representa uma excelente oportunidade, pois é uma forma econômica de iniciar vários processos seletivos, eliminando a necessidade de deslocamentos para realizar diferentes provas nas primeiras etapas. Desde 2020, o exame pode ser realizado de forma on-line, tornando-o ainda mais inclusivo e reduzindo os custos de deslocamento até um Centro de Aplicação de provas. Além disso, as áreas de conhecimento que compõem o Teste ANPAD foram selecionadas buscando avaliar capacidades, habilidades e conhecimentos gerais relevantes para estudantes de pós-graduação nessas áreas, independentemente de conhecimentos específicos atrelados às grades curriculares dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e afins.

Desde a sua criação, o Teste ANPAD é utilizado como, pelo menos, uma das etapas do processo seletivo por programas de pós-graduação em várias instituições de todo o país. Uma das vantagens para os programas que o utilizam é a flexibilidade com que ele pode se adequar às necessidades peculiares de cada processo seletivo, permitindo que pesos distintos sejam atribuídos a cada uma das áreas de conhecimento aplicadas, direcionando a seleção para as capacidades e habilidades mais condizentes com o perfil desejado. Atualmente, mais de 150 cursos utilizam o Teste ANPAD em seus processos seletivos. Confira aqui a relação dos cursos usuários.

A ANPAD não define vagas nem seleciona candidatos para os cursos que utilizam os resultados do Teste ANPAD. Sua função é apenas fornecer o desempenho daqueles que realizaram o exame. Os interessados em participar de processos seletivos para ingresso em programas de pós-graduação devem entrar em contato com a secretaria dos cursos para obter informações sobre como se candidatar.

Os interessados podem realizar o Teste ANPAD quantas vezes desejarem, sendo que seus resultados têm validade de até 2 anos. No entanto, cada instituição possui autonomia para definir, dentro desse prazo, quais resultados de edições serão considerados em seus processos seletivos.