O que é o CAT?

O CAT, que é um método de aplicação de testes, seleciona as questões segundo os níveis estimados de proficiência do examinando. Mediante um conjunto de questões, um CAT tem a principal característica de "individualizar um teste", ou seja, cada examinando recebe um elenco de diferentes questões, em diferentes quantidades. Por isso, o exame terá entre 18 e 23 questões para cada uma das quatro seções que compõem o Teste, totalizando entre 72 e 92 questões.

Ainda, o CAT baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI) seleciona os itens (questões) de forma que valorize o conhecimento do examinando a partir do histórico das questões anteriormente respondidas. Por isso, não é possível navegar livremente entre as questões ou voltar para questões anteriores, visto que a seleção da próxima questão é feita com base na resposta anterior do examinando. A seleção das questões de cada participante leva em conta o nível de dificuldade da questão e a competência e habilidade avaliadas por cada questão.

Para explicar de forma simples como é feita a seleção das questões, vamos considerar somente o nível de dificuldade, para exemplificar:

- Se o teste começa com uma questão de dificuldade média para todos, por exemplo:
a) Se o participante 1 acerta a primeira questão, a próxima pode ser de dificuldade média também. Se ele acertar, receberá uma difícil. Se errar essa difícil, receberá uma média novamente. Se errar essa média, receberá uma fácil.
b) Se o participante 2 erra a primeira questão, a próxima será de dificuldade fácil. Se ele acertar, receberá uma média. Se ele acertar essa, receberá uma difícil. Se ele acertar essa, receberá outra difícil.
Essa seleção de itens é feita até que o participante atinja seu nível de proficiência máximo, sendo que cada participante pode realizar no mínimo 18 e no máximo 23 questões em cada área do Teste.