Escala Teste ANPAD

Com o objetivo de atender às demandas atuais das instituições usuárias e agregar mais valor à análise dos resultados, em fevereiro de 2025 o Teste ANPAD passou a disponibilizar os resultados na Escala Teste ANPAD. Essa nova abordagem permite que a proficiência do examinando seja analisada com mais detalhes, fornecendo informações qualitativas adicionais e reforçando o compromisso da ANPAD em oferecer um instrumento atualizado e relevante para as instituições parceiras.

Cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas pelo Teste ANPAD — Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico-Matemático e Raciocínio Analítico — possui uma escala própria. Isso ocorre porque cada área mede uma proficiência específica, exigindo uma abordagem de avaliação diferenciada. Em cada escala, o desempenho dos examinandos é categorizado em diferentes faixas de proficiência.

A Escala Teste ANPAD pode ser representada graficamente como uma régua, na qual as questões são distribuídas conforme sua coerência pedagógica, e os examinandos são posicionados de acordo com a pontuação mensurada para sua proficiência. Isso significa que a pontuação obtida reflete exclusivamente o posicionamento das questões na escala, sem sofrer influência do desempenho dos demais examinandos. Os valores atribuídos podem ser quaisquer números reais, como 270,6 ou 620,8.

A Escala Teste ANPAD é estruturada em diferentes níveis de proficiência, que representam as competências e habilidades dos examinandos nas áreas avaliadas. Cada nível corresponde a um intervalo de pontuação, permitindo uma interpretação pedagógica mais precisa das proficiências demonstradas pelos examinandos.

Confira, abaixo, os intervalos de pontuação dos níveis de proficiência de cada área de conhecimento avaliada:

Dessa forma, a pontuação obtida pelo examinando corresponde a um nível de proficiência da Escala Teste ANPAD. Ao visualizar a posição na escala e consultar as descrições pedagógicas dos níveis, permite-se analisar qualitativamente os resultados do exame. Esse entendimento permite identificar as competências e habilidades já dominadas, assim como aquelas que ainda podem ser desenvolvidas, facilitando a interpretação do desempenho e contribuindo para um planejamento de estudos mais eficiente.

Com a disponibilização da Escala Teste ANPAD, os programas de pós-graduação poderão reavaliar como o resultado do Teste ANPAD é utilizado em seus processos avaliativos, visto que os níveis de proficiência da Escala Teste ANPAD fornecem maior flexibilidade em comparação a uma pontuação mínima específica - antes exigida em critérios eliminatórios. Portanto, tomando como base os resultados calculados na TRI da Escala Teste ANPAD, e não mais no resultado padronizado de 0 a 600 pontos, os programas podem rapidamente identificar o nível de proficiência e as competências e habilidades dominadas pelo examinando.

Vale ressaltar que a Escala Teste ANPAD estará em constante evolução. À medida que novos itens (questões) forem calibrados, eles passarão a integrar o banco de itens e terão sua interpretação pedagógica realizada para compor a Escala Teste ANPAD no nível adequado.

Para mais informações, acesse o Guia de Orientações da Escala Teste ANPAD.

Confira, abaixo, as escalas de proficiência de cada área avaliada pelo Teste ANPAD.


Escala de proficiência da área de Língua Portuguesa.

NÍVEL DESCRIÇÃO DO NÍVEL
NÍVEL 1
desempenho
menor que 240
No nível 1 de proficiência em Língua Portuguesa, os examinandos demonstram conhecimentos elementares do idioma. As habilidades manifestadas no Teste ANPAD corroboram a capacidade de os examinandos localizarem conceitos e informações textuais.
NÍVEL 2
desempenho maior
ou igual a 240 e
menor que 301
No nível 2 de proficiência em Língua Portuguesa, os examinandos demonstram conhecimentos básicos do idioma. As habilidades manifestadas no Teste ANPAD corroboram a capacidade de os examinandos se expressarem de maneira simples, interpretarem textos de forma básica e identificarem elementos gramaticais elementares.
NÍVEL 3
desempenho maior
ou igual a 301 e
menor que 391
No nível 3 de proficiência em Língua Portuguesa, os examinandos demonstram possuir maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, conseguem acompanhar as relações de sentido entre enunciados, reconhecer a ação retórica do enunciador e identificar funções elementares de determinados recursos linguísticos, incluindo pontuações e citações integrais e não integrais. Há evidências de um trânsito satisfatório na linguagem de boa parte dos textos jornalísticos e de alguns textos acadêmicos, reconhecendo recursos linguísticos importantes para a construção de sentido.
NÍVEL 4
desempenho maior
ou igual a 391 e
menor que 451
No nível 4 de proficiência em Língua Portuguesa, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, demonstram conhecimento satisfatório dos usos de linguagem adequados à norma padrão da língua portuguesa e capacidade de identificar paráfrases adequadas e os efeitos de sentido de enunciados de um texto.
NÍVEL 5
desempenho maior
ou igual a 451 e
menor que 511
No nível 5 de proficiência em Língua Portuguesa, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, há evidências de que são capazes de avaliar o uso da norma padrão e o uso de citações em textos ou contextos de grande complexidade.
NÍVEL 6
desempenho maior
ou igual a 511
No nível 6 de proficiência em Língua Portuguesa, há evidências robustas de que os examinandos possuem elevada proficiência nas habilidades apontadas em todos os níveis anteriores.

Escala de proficiência da área de Língua Inglesa.

NÍVEL DESCRIÇÃO DO NÍVEL
NÍVEL 1
desempenho
menor que 270
No nível 1 de proficiência em Língua Inglesa, os examinandos demonstram proficiência limitada para a realização de tarefas de leitura de textos em língua inglesa. Conseguem identificar somente informações explícitas em um texto e inferir o significado de palavras e expressões que são semelhantes a palavras e expressões em português ou que possuem pistas contextuais bem evidentes. Os examinandos se apoiam em instruções simples e diretas que usam palavras do próprio texto.
NÍVEL 2
desempenho maior
ou igual a 270 e
menor que 300
No nível 2 de proficiência em Língua Inglesa, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades apontadas no nível anterior e, além disso, conseguem realizar associações entre ideias, principalmente se apresentarem palavras com as quais estão mais familiarizados e palavras e expressões semelhantes às da língua portuguesa. Têm ciência de que algumas palavras e expressões são semelhantes àquelas usadas em português, mas têm significado distinto. Conseguem inferir o significado de palavras e expressões a partir de pistas contextuais. Conseguem resolver um item com instruções simples que não utilizam somente palavras do texto.
NÍVEL 3
desempenho maior
ou igual a 300 e
menor que 330
No nível 3 de proficiência em Língua Inglesa, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, conseguem identificar, distinguir e diferenciar informações explícitas e detalhadas em textos. Conseguem estabelecer relações e equivalências de significado de palavras e sentenças. Conseguem também identificar conceitos e informações específicas, bem como identificar a ideia principal do texto.
NÍVEL 4
desempenho maior
ou igual a 330 e
menor que 360
No nível 4 de proficiência em Língua Inglesa, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, conseguem compreender e diferenciar conceitos, apreender tanto o significado global como informações detalhadas de textos jornalísticos e acadêmicos. Conseguem estabelecer relações entre elementos coesivos e as ideias que eles conectam, compreender expressões idiomáticas e tirar conclusões a partir de informações explícitas. Conseguem identificar o tema principal do texto e interpretar informações implícitas, ainda com o suporte de palavras ou expressões semelhantes às da língua portuguesa. Conseguem, ainda, identificar o uso de linguagem figurada, ironia e sarcasmo.
NÍVEL 5
desempenho maior
ou igual a 360 e
menor que 481
No nível 5 de proficiência em Língua Inglesa, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, conseguem analisar e interpretar textos, relacionar evidências, estabelecer analogia de significado entre estruturas gramaticais complexas e informações a elas correspondentes, sintetizar a ideia principal e interpretar informações detalhadas. Conseguem inferir o significado de palavras ou expressões idiomáticas a partir de poucas pistas contextuais e sem o apoio de palavras ou expressões semelhantes àquelas em português.
NÍVEL 6
desempenho maior
ou igual a 481
No nível 6 de proficiência em Língua Inglesa, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, conseguem compreender textos com estruturas gramaticais mais complexas e palavras ou expressões pouco ou nada semelhantes às da língua portuguesa. Conseguem estabelecer relações coesivas entre itens distantes no texto ou com referentes implícitos no texto. Conseguem, ainda, inferir o significado de palavras totalmente desconhecidas, apoiando-se em pistas contextuais.

Escala de proficiência da área de Raciocínio Lógico-Matemático.

NÍVEL DESCRIÇÃO DO NÍVEL
NÍVEL 1
desempenho
menor que 270
No nível 1 de proficiência em Raciocínio Lógico-Matemático, as habilidades dos examinandos mobilizadas pelo Teste ANPAD estão em seu nível mais preliminar de construção. As evidências encontradas até o momento apenas corroboram o trânsito lógico dos examinandos por estruturas mais elementares do discurso.
NÍVEL 2
desempenho maior
ou igual a 270 e
menor que 331
No nível 2 de proficiência em Raciocínio Lógico-Matemático, os examinandos transitam em meio aos pilares do raciocínio lógico, argumentativo e matemático em seus níveis iniciais de construção. As habilidades manifestadas no Teste ANPAD corroboram a capacidade de os examinandos realizarem tarefas simples satisfatoriamente em problemas elementares da matemática básica e financeira (problemas envolvendo frações, porcentagens, acréscimos, descontos e divisão de valores em partes proporcionais), compreenderem os atributos estatísticos elementares associados a conjuntos de dados (como medidas de tendência central) e converterem argumentos simples dados na língua materna para a linguagem simbólica e vice-versa.
NÍVEL 3
desempenho maior
ou igual a 331 e
menor que 391
No nível 3 de proficiência em Raciocínio Lógico-Matemático, os examinandos demonstram possuir maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, demonstram compreender as estruturas lógicas do discurso e das estruturas argumentativas e inferenciais mais simples. Há evidências de um trânsito satisfatório em meio a problemas matemáticos de média complexidade de natureza financeira, aritmética e algébrica, envolvendo sequências numéricas, aplicações da Teoria dos Conjuntos e técnicas elementares de contagem. A proficiência de interpretação da estrutura lógica dos discursos se insinua de forma mais consistente entre estruturas de média complexidade.
NÍVEL 4
desempenho maior
ou igual a 391 e
menor que 451
No nível 4 de proficiência em Raciocínio Lógico-Matemático, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, revelam a capacidade de compreender, representar e analisar estruturas lógicas do discurso de complexidade mediana, envolvendo sentenças abertas e quantificadores, assim como inferir conclusões válidas para argumentos cujas premissas foram fornecidas. Há evidências significativas de maior desenvoltura no trato com conceitos matemáticos fundamentais, como números e padrões aritméticos, operações e relações matemáticas na resolução de problemas de complexidade mediana, envolvendo princípios mais avançados da Teoria dos Conjuntos e da matemática financeira.
NÍVEL 5
desempenho maior
ou igual a 451 e
menor que 511
No nível 5 de proficiência em Raciocínio Lógico-Matemático, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades apontadas nos níveis anteriores e, além disso, há evidências capazes de sustentar o trânsito analítico satisfatório entre as estruturas lógicas de discursos de alta complexidade, a representação de estruturas lógicas mais extensas – apoiadas em múltiplas proposições e sentenças abertas - e a capacidade de inferir conclusões válidas em argumentações mais robustas e intricadas. Há evidências que sugerem a plena desenvoltura no trato com conceitos matemáticos fundamentais, como números, sequências e seus padrões aritméticos, operações e estruturas matemáticas na resolução de problemas de maior complexidade, incluindo problemas envolvendo técnicas de contagem e probabilidade.
NÍVEL 6
desempenho maior
ou igual a 511
No nível 6 de proficiência em Raciocínio Lógico-Matemático, há evidências robustas de que os examinandos possuem elevada proficiência nas habilidades apontadas em todos os níveis anteriores e um significativo avanço nas proficiências aderentes à área temática de Estatística e Probabilidade. O trânsito entre problemas matemáticos complexos de natureza aritmética e algébrica se demonstra consolidado, assim como aquele que se dá nas perspectivas mais analíticas do raciocínio lógico proposicional.

Escala de proficiência da área de Raciocínio Analítico.

NÍVEL DESCRIÇÃO DO NÍVEL
NÍVEL 1
desempenho
menor que 210
No nível 1 de proficiência em Raciocínio Analítico, os examinandos demonstram capacidade de identificar e comparar premissas e argumentos simples. As habilidades deste nível incluem: identificar comparações adequadas entre ideias suscitadas por um texto.
NÍVEL 2
desempenho maior
ou igual a 210 e
menor que 271
No nível 2 de proficiência em Raciocínio Analítico, os examinandos demonstram capacidade de identificar e comparar premissas e argumentos simples, bem como compreender metodologias básicas e elementos éticos em pesquisas. Demonstram habilidades iniciais na análise e compreensão de argumentos e hipóteses em contextos de baixa complexidade. As habilidades evidenciadas neste nível são: contrastar premissas com base em um conjunto de argumentos apresentados; selecionar procedimentos metodológicos para testar hipóteses; compreender as estruturas/e ou funções de sentenças simples na construção de um argumento; examinar o papel de argumentos na sustentação de hipóteses; identificar premissas que sustentam uma argumentação; relacionar argumentos com problemas sociais; identificar redundâncias e incoerências. Conseguem, por fim, identificar pressupostos de uma argumentação.
NÍVEL 3
desempenho maior
ou igual a 271 e
menor que 331
No nível 3 de proficiência em Raciocínio Analítico, além de dominarem as habilidades dos níveis anteriores, os examinandos demonstram um entendimento mais profundo das estruturas argumentativas e da metodologia de pesquisa. São capazes de avaliar a admissibilidade de sentenças em hipóteses e analisar a coerência e consistência interna dos textos. As habilidades evidenciadas neste nível são: comparar estruturas de argumentação entre múltiplas sentenças; examinar a admissibilidade de sentenças na sustentação de hipóteses; avaliar rigor científico em pesquisas com base em resumos de artigos; identificar inconsistências e explicar aparentes contradições em argumentos; avaliar admissibilidade ética de pesquisas com seres humanos e, por fim, relacionar partes de textos através de inferências.
NÍVEL 4
desempenho maior
ou igual a 331 e
menor que 421
No nível 4 de proficiência em Raciocínio Analítico, além de dominarem as habilidades dos níveis anteriores, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades de análise crítica e rigor metodológico. Conseguem identificar falácias, justificar procedimentos éticos e analisar a validade das interpretações de textos complexos. As habilidades evidenciadas neste nível são: avaliar a admissibilidade de sentenças e examinar o papel de sentenças mais elaboradas em argumentos; identificar falácias a partir de informações contextuais; justificar procedimentos metodológicos em pesquisas eticamente admissíveis; examinar a validade de possíveis interpretações de textos; identificar questões de pesquisa eticamente admissíveis; avaliar rigor científico em textos científicos e, por fim, analisar a relação entre elementos de textos científicos.
NÍVEL 5
desempenho maior
ou igual a 421 e
menor que 511
No nível 5 de proficiência em Raciocínio Analítico, além de dominarem as habilidades dos níveis anteriores, os examinandos demonstram maior proficiência nas habilidades de levantamento de hipóteses e teste de admissibilidade de proposições. Conseguem levantar hipótese e analisar a admissibilidade de diferentes formulações textuais e diferentes interpretações de um texto. As habilidades evidenciadas neste nível são: avaliar falhas argumentativas ou metodológicas em textos complexos; avaliar rigor científico de pesquisas complexas; avaliar coerência argumentativa de diferentes partes de texto e, por fim, aventar e avaliar hipóteses e suposições em diferentes contextos.
NÍVEL 6
desempenho maior
ou igual a 511
No nível 6 de proficiência em Raciocínio Analítico, os examinandos demonstram uma compreensão ampla e crítica dos argumentos e metodologias complexas. Além do domínio robusto das habilidades encontradas nos níveis anteriores, são capazes de avaliar a adequação e mérito de propostas metodológicas e reconhecer movimentos retóricos necessários para preencher lacunas argumentativas. As habilidades evidenciadas neste nível são: analisar aspectos que conferem rigor científico a relatos de pesquisas complexas; avaliar diferentes configurações de falhas argumentativas e reconhecer procedimentos metodológicos qualitativos adequados; relacionar partes de textos e seu papel na construção de argumentação avançada; avaliar a adequação de propostas metodológicas para alcançar objetivos de pesquisa e, por fim, comparar textos/argumentos em termos de relações lógicas e consistência interna.