Métodos de Mensuração e Análise de Dados

Apresentação de dados em tabelas e gráficos; estatística descritiva, medidas de posição e de dispersão; fundamentos de probabilidade; análise inferencial: estimação e testes de hipóteses; análise de correlação e regressão simples.


Lista de Objetos de Conhecimento

1) Fundamentos conceituais de análise de dados: conceitos centrais de estatística e análise quantitativa; dimensões e processos de geração de conhecimento; análise de dados quantitativos e qualitativos; raciocínio estatístico e quantitativo; tipos de pesquisa; tipos de análise quantitativa e estatística; apresentação tabular e e análise gráfica de dados estatísticos.
2) Análise de dados com estatística descritiva: estatística descritiva: conceitos e usos; medidas descritivas de posição: médias, quantis e moda; medidas de variação: desvios médio e padrão, amplitude e intervalo interquartil; medidas de formato: assimetria e curtose de Pearson..
3) Fundamentos de mensuração: níveis de mensuração: nominal, ordinal, intervalar e razão; estratégicas de mensuração de atitudes: escalas de Likert, diferencial semântico...; mensuração de construtos latentes com escalas de itens simples (single item) e múltiplos itens.
4) Fundamentos de análise de probabilidades: variáveis aleatórias contínuas e discretas; principais distribuições de probabilidades discretas; principais distribuições de contínuas. Análise e interpretações de variáveis com distribuição normal.
5) Fundamentos de inferência estatística: amostragem: conceitos centrais e estratégias de amostragem probabilística e não probabilística; processos de estimação pontual e por intervalo; testes de hipóteses: conceitos básicos e interpretação de resultados.
6) Análise bivariada de dados com métodos com métodos inferenciais: análise de variância (ANOVA): aplicações, tipos de variáveis envolvidas e interpretação de resultados de ANOVA paramétrica; análise de correlação: aplicações, tipos de variáveis envolvidas e interpretação de resultados de testes de correlação paramétricos e não paramétricos; análise de regressão simples: aplicações, tipos de variáveis envolvidas e interpretação de resultados.


Bibliografia sugerida

Observação: Esta bibliografia é apenas sugestiva para a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e consulta durante sua PREPARAÇÃO para o TESTE ANPAD. Não garantimos que sua preparação apenas com esta bibliografia o capacite para responder todas as questões do Teste ANPAD.

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. 6. ed. São Paulo: Atual/Saraiva, 2009.

COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em Administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

FURTADO, D. F. Estatística básica. 2. ed. Lavras (MG): Editora UFLA, 2009.

HAIR, Jr. J. F.; BABIN, B.; MONEY, A.. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

TRIOLA, M. Introdução à Estatística. 12. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2017.


Na seção “Exemplos de questões” estão disponíveis alguns modelos de questões.