Perguntas Frequentes

Procedimentos para o dia do Teste

Sim, desde antes de se sentar para realizar o Teste, é obrigatório manter a posse de um documento original de identificação com fotografia (ver seção 2.1 do Termos e Condições). Em dado momento, o participante deverá enviar uma imagem do documento, via sistema, para ser autorizado a iniciar o Teste.
Sim, os participantes são monitorados ao vivo e à distância por meio de áudio (microfone) e vídeo (webcam), sendo a sessão gravada em sua totalidade e ficando arquivada no histórico de realização do participante.
O Teste ANPAD na versão on-line deve ser tratado como em qualquer prova presencial. O local (ambiente onde o participante esteja acomodado para realizar o Teste ANPAD) deve ser considerado como uma sala de provas durante todo o momento da duração do exame, não devendo ninguém falar com o participante, estar próximo ao mesmo e/ou emitir ruídos. A webcam deve ser ajustada de forma que o rosto esteja plenamente visível para o fiscal durante todo o exame. Cabe citar que quaisquer comportamentos suspeitos poderão levar à finalização forçada do seu exame.
Não. Com exceção do computador utilizado para realização do Teste, não é permitido utilizar-se de quaisquer outros dispositivos eletrônicos (ex.: telefones celulares, pontos eletrônicos, fones de quaisquer tipos, smartwatches, dispositivos ant+ / bluetooth, dispositivos de radiofrequência etc.).
Não. É proibida a utilização de calculadoras e outros dispositivos semelhantes; tampouco será permitida qualquer espécie de consulta de material, tais como livros e dicionários.
Será permitido a utilização de apenas 1 (uma) folha em branco para rascunho. Durante a realização do Teste o fiscal entrará em contato com o participante, remotamente, pedindo-lhe que mostre tal folha, via webcam, para averiguação de conteúdo.
Sim, paradas para necessidades fisiológicas / biológicas são permitidas por um curto período, ou seja, 2- 3 minutos apenas. Antes de deixar o recinto e para obter a devida autorização, o participante obriga-se a avisar o fiscal remoto via janela de Chat (na parte inferior direita da tela da página da prova), caso contrário, tal atitude pode ser reportada como violação. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo para a realização do exame em virtude de afastamento do inscrito do ambiente de prova on-line.
O Teste ANPAD funciona no modo de gravação automática, sendo que a realização do teste pode ser retomada a partir da última questão acessada, seguindo os mesmos passos iniciais. O marcador de tempo de realização do teste será pausado enquanto o inscrito estiver ausente, até a autorização de sua retomada. IMPORTANTE: Em caso de desconexão do teste devido a queda de conexão de internet/energia, não feche a janela de realização do teste. Desligue imediatamente o computador por meio do botão de ligar/desligar (não via menu do sistema operacional), aguarde 10 segundos e ligue o computador. Aguarde a reconexão de sua internet para abrir o link do exame e retomá-lo seguindo os mesmos passos iniciais.
É necessário clicar no botão "Termine o teste”. Na sequência, será exibido um resumo indicando o histórico com o número de Questões Respondidas (cor verde); Questões Não Respondidas (cor cinza), e aquelas marcadas para revisitar “Revisite” (cor laranja). Após conferir se todas as questões foram respondidas, poderá clicar em "Sim, encerrar o Teste” para enviá-lo e marcá-lo como concluído (esse botão poderá ser clicado somente uma única vez). Concluído o Teste ANPAD, o participante não poderá tentar responder mais questões ou prosseguir com o teste.
Sim. Enquanto estiver conectado no sistema e o Teste não for finalizado será possível navegar livremente pelas questões. O botão “Pergunta Anterior” permite retornar as questões.
Sugerimos que o participante tenha um plano de contingência preparado e que seja definido conforme sua própria estrutura de recursos.

Recomendações:

• Utilizar um notebook completamente carregado, para o caso de queda de energia.

• Ter uma bateria extra completamente carregada, para o caso de queda de energia.

• Verificar a estabilidade/qualidade de sua operadora de internet.

• Conferir a suficiência de seu plano de dados de internet para o dia da prova.

• Ter preparado algum aparelho móvel (4G) para rotear a internet, caso haja falha da banda larga.

• Posicionar-se próximo ao modem, no caso de usar o wi-fi.

• Dar preferência para a utilização de cabo de rede no lugar do wi-fi.

• Ter um computador extra e preparado para o caso de falha no computador principal.

Requisitos de equipamentos

Computador desktop ou notebook; você não pode usar um tablet ou dispositivo móvel.

Sistemas operacionais Windows, MacOS ou Linux

Navegador Google Chrome (versão 63 e acima) ou Firefox (versão 52 e acima). Outros navegadores não poderão ser utilizados.
É proibido o uso de 2 telas.
É obrigatório ter uma conexão estável à Internet e o mínimo de largura de banda (velocidade de transmissão de dados) é de no mínimo 1mbps.
Use um microfone interno ou externo que não faça parte de um fone de ouvido. É proibido o uso de fones de ouvido e headphones. O volume do microfone deverá estar em 100% durante toda realização do Teste.
Pode ser uma câmera embutida no computador ou uma webcam separada. A câmera deve poder ser movida para mostrar uma visão de 360 graus da sala, incluindo a superfície da mesa durante a realização do Teste. A câmera deverá ficar aberta durante toda a realização do Teste.

Requisitos de ambiente físico

O computador e o teclado devem estar sobre uma mesa e você deve se sentar em uma cadeira, não pode sentar ou deitar em uma cama ou sofá.
A mesa e a área ao redor devem estar livres de todos os itens não aprovados para uso durante o Teste (verificar no documento Termos e Condições), incluindo telefones celulares.
Deve certificar-se de estar em um ambiente bem iluminado, com iluminação adequada no seu rosto.
Você deve estar sozinho em uma sala sem ninguém entrando durante o Teste.
Você não pode fazer o Teste em um espaço público, como um parque, cafeteria ou restaurante.
É proibido a leitura das questões em voz alta.
Você deve estar vestido adequadamente. Você será monitorado via câmera pelo fiscal e todas as suas ações serão gravadas (som e imagem).
Não será permitida a participação de pessoas sem vestes superiores e inferiores próprias para a ocasião.
Não é permitido o uso de artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Suas orelhas devem permanecer visíveis durante todo o Teste.
Máscaras faciais não podem ser usadas durante a identificação ou em qualquer parte da sessão do Teste.
Será permitido o uso de apenas 1 (uma) folha em branco para rascunho. Durante a realização do Teste, o fiscal entrará em contato com o participante, remotamente pedindo-lhe que mostre tal folha, via webcam, para averiguação de conteúdo.
É proibido qualquer espécie de consulta de material e uso de calculadoras.